sexta-feira, 3 de junho de 2016

1.1

acordei, desci as escadas e deparei-me com ele na sala. ajoelhado num tapete, levantando e descendo os braços e entoando palavras ou cânticos numa lingua indecifráveis. fiquei parado a olhar e em segundos percebi que ele estava a rezar a Alá. Alá? realmente? religioso? como é que alguém em Londres, perdido entre estes prédios e tudo isto, que por vezes nos perdemos no meio de Soho ou Covent Garden e ainda encontra Meca?? Aqui, no meio de Lewisham, zona 2...
esperei que ele terminasse e sem saber bem o que dizer mandei um simples: 
-então religioso! num tom meio engraçado porque nem eu sabia o que dizer. ao que ele me respondeu: 
-claro, rezo todos os dias, ajuda-me a manter-me focado! 
focado? focado em que? 
ai na minha cabeça se desenrolou um monte de perguntas sem respostas, imagens, e discussões. 
eu por amor me converter a Alá, a fazer quarenta dias de jejum, ajoelhado no tapete da sala a rezar cinco vezes ao dia. 
-tu não és religioso? tu não acreditas em nada? 
-não... acho que não.
ai, mais perguntas me ocorreram. Não acredito eu em nada? não tenho eu qualquer tipo de credo? será a minha religião o sexo? vindo de uma aldeia pequena, passado católico, tendo sido jesus o meu namorado, tendo ido a catequese e missa mais novo durante anos, agora olho para trás e nada! nada! gosto de entrar em igrejas porque são calmas. é como correr, consegues falar contigo. por vezes olho para o céu e tento falar com alguém, mas ser religioso? não! ou agora será que fica brega dizer que se é religioso? olho para trás e vejo as meninas do coro, as pessoas da minha terra sempre na missa, as velhas. e depois: vejo a inveja, o preconceito a não aceitação que nunca tive, as criticas. e penso que feliz que fico por estar longe disso tudo. e, passado isso tudo, toda essa hipocrisia que é a igreja católica e tudo em que se tornou o meu jesus, nunca mais pensas que vais ter que lidar com isso! quando, encontras um homem muçulmano. será que a religião vai ser um problema? 
-tu acreditas mesmo no que estas a dizer? 
não quero parecer idiota, mas quem, sendo gay, vivendo numa cidade como estas, acredita realmente que tem de se comportar de certa maneira, rezar certas vezes ao dia e irá ser salvo. sempre disse: nós somos a nossa própria salvação. não somos? estarei eu a ser um hipócrita? que se diz tão 'open mind' e agora por o macho ser religioso já se esta a questionar sobre tudo? será por ele ser muçulmano? serei eu um idiota hipócrita e xenófobo? mas pergunto-me porque é que as pessoas precisam de credo em alguma coisa? porque têm que rezar cinco vezes ao dia, fazer jejum numa sexta feira qualquer, e depois olho em meu redor e são sempre as piores pessoas. não podem nem deixam os outros foder! o que me choca, em todas as religiões matam pessoas como eu, só porque gosto de homem, e depois... ano de 2016, Londres, andas a sair com um macho e só ao fim do quinto encontro descobres que ele é religioso?!? deveríamos dizer no primeiro encontro que somos religiosos? Olá sou o pereira e sou católico! 
-Acho que me ajuda a ser melhor pessoas, afinal é isso que importa não é? 
ai, ele limpou todas as minhas duvidas, sim, afinal é isso que importa. 
isso e o bom sexo que este pequeno Alá me proporciona! 

1 comentário:

  1. eu sei que o mundo cria-nos e também penso que nós tenhamos alguma curiosidade como seres humanos (daí termos descoberto o fogo e termos criado muitas coisas) mas a religião é sem dúvida um instrumento de poder que está cada vez mais fraco, até porque usa-se outros. Apenas isso, para mim bíblias, milagres, cristos, virgens é tudo grandes invenções de marketing que provam que de facto a estupidez humana parece que nasceu para o capitalismo.

    De resto li vários posts deste blog muito engraçado, com conteúdo muito pegajoso!! Adorei!!

    ResponderEliminar